Sobre o que você está curioso?

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tim Burton

Eu sou do tipo de pessoa que é estranha por natureza. Na maioria das vezes gosto de coisas que pessoas "normais" não gostam e por isso sou perdidamente apaixonada pelos trabalhos do maravilhoso Tim Burton e é sobre esta figura que falarei hoje.

Tim Burton

Timothy Walter Burton ou simplesmente Tim Burton é um cineasta norte-americano nascido em 25 de Agosto de 1958 em Burbank -Califórnia. Primeiro filho de dois do casal Bill Burton e Jean Erickson e atualmente casado com a atriz Helena Bonham Carter ( Desde 2001) com quem tem dois filhos.

Tim Burton e Helena Bonham Carter
Tim relata que desde criança tinha essa paixão pela arte do terror, sua infância é descrita por ele como imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Tim fala ainda que achava a vida doméstica e a escola difícil demais e passava a maior parte do tempo fugindo da realidade assistindo à filmes de terror e lendo livros de Edgar Allan Poe. Nada mais justo do que Vincent Price ser citado pelo autor como uma importante influência em sua infância, já que mais tarde seus filmes serviriam de inspiração na carreira do diretor.


Quando penso que Tim Burton já trabalhou na Walt Disney Studios, mas foi demitido após criar um desenho considerado "Sombrio demais" pela mesma (Frankenweenie), imagino que os responsáveis por ela nunca imaginaram ( o que é uma tremenda falta de imaginação para quem trabalha com ela) que haveriam crianças como eu e Tim. Quando li a história dele pela primeira vez, parece que vi minha própria história acontecendo anos antes do meu nascimento, sinceramente, poderíamos facilmente ter algum parentesco em comum.

A Noiva Cadáver
Quando tinha 13 anos (2005), assisti ao desenho "A Noiva Cadáver" e fiquei imaginando o porque de não ter desenhos assim na minha infância inteira. Me apaixonei pelo desenho sem nem ao menos saber que mais tarde me apaixonaria por todas as outras obras do mesmo cineasta.
No decorrer do tempo eu fui percebendo que os filmes que eu mais gostava sempre tinham os mesmo dois atores fazendo seus personagens, inclusive os desenhos, que descobri que tinham os mesmo atores como dubladores dos personagens e resolvi procurar a ligação entre Helena Bonham Carter ( A eterna Belatrix Lestrange da sequência de filmes Harry Potter) e Johnny Depp ( Capitão Jack Sparrow - Piratas do Caribe) e foi aí que eu descobri que por trás dos filmes tem muito mais do que só os atores interpretando seus personagens, foi aí que eu descobri e me apaixonei por Tim Burton.

Johnny Depp - Helena Bonham Carter - Tim Burton
Em 1990, com sua carreira em alta, o diretor resolve filmar seu projeto pessoal intitulado Edward, Mãos de Tesoura, sobre um rapaz que possui tesouras no lugar das mãos, para interpretar Edward, Tim chamou o ator Johnny Depp e desde então os dois são inseparáveis e na minha humilde opinião é uma "junção" mais do que perfeita, pois Depp tem o jeito estranho digno de um filme do Burton. Não sei quando foi a estréia de Helena nos filmes produzidos pelo marido, mas posso afirmar que é outra que não poderia e nunca poderá faltar nos filmes do Tim, este trio foi feito para trabalharem juntos. Quem assistiu ao musical (Que por sinal eu amo e tenho todas as músicas no meu celular... oi? rsrs) Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) sabe do que estou falando, Johnny Depp e Helena Bonham Carter transpassam exatamente o que uma obra do Tim Burton deve transpassar para o seu público.

Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Tim Burton nas gravações do musical Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Vejam abaixo alguns filmes referente a Tim Burton:

Vincent - 1982
Frankenweenie - 1984 - Mas só realmente lançado em 2012
Os Fantasmas se Divertem - 1988
Batman - 1989
Edward, Mãos de Tesoura - 1990
Batman, O Retorno - 1992
O Estranho Mundo de Jack - 1993
Ed Wood - 1994
Batman Eternamente - 1995
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - 1999
Planeta dos Macacos - 2001
A Fantástica Fábrica de Chocolate - 2005
A Noiva Cadáver -2005
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet - 2007
Alice no País das Maravilhas - 2010
Sombras da Noite - 2012
Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros - 2012

Johnny Depp e Tim Burton
O último filme que assisti do Tim Burton foi Sombras da Noite, onde meu amor por ele foi tão grande que me fez esperar em uma fila quilométrica apenas para comprar o ingresso de estréia e olha que eu detesto filas e já desisti de comprar algo muito importante como por exemplo, comida, porque a fila do supermercado estava enorme... ai ai, vai entender né?

Uma coisa interessante foi que vi que este ano (2013) estaria para lançar um filme chamado "Fallen" que seria dirigido por Tim, mas não consegui nenhuma informação a mais que isso. Recentemente li um livro chamado "Fallen" da escritora Lauren Kate, que fala sobre anjos caídos e coisas do gênero e correm boatos que este filme seria referente à este livro. Será? Bem, sendo franca não gostei muito do livro, acho que escritora não consegue prender a atenção do leitor, mas vamos ver como fica essa estória como filme não é? Antes lerei novamente o livro para tentar me concentrar mais na estória.

Livro - O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias.
E falando em livros, em 1997 Tim escreveu o livro "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias" que só foi lançado em 2007. O livro é infantil, mas contém cenas de violência familiar, sexo não-explícito e traição extraconjugal ( O amante da adúltera é um ferro de engomar... kkkk), digno de uma obra Tim Burton não?

Bem, este é o link do Site Oficial do Tim Burton que apesar de ter uma intenção legal de interatividade é muito chato de se vasculhar, levando em consideração que você precisar fazer com que uma animação percorra o cenário para que você tenha acesso às informações que quer, mas a animação não anda a menos que você fique clicando que nem louco no seu mouse. Enfim, tirando isso e também que você precisa ser muito bom de inglês para entender o que tem no site, é uma boa para quem quer conhecer melhor o trabalho dele, sem contar numa musiquinha de arrepiar que tem como música de fundo, muito legal. Este outro link, é de um site bem legal também que tem como nome o mesmo nome de um livro biográfico de Tim O estranho Mundo de Tim Burton, que é bastante legal também.

Bem, espero que tenham gostado do post de hoje e não esqueçam de nos seguir em nossa conta no instagram: @queridofilme. Sempre que há uma nova postagem aqui avisamos por lá.

Até mais!!!

Nenhum comentário: